BCZM comemora os 95 anos de Zila Mamede
Gabrielly Venceslau de Agecom/UFRN
Em comemoração ao aniversário de 95 anos da poeta e bibliotecária Zila Mamede, a Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN (BCZM) realiza nesta terça-feira, 26 de setembro, às 16h, o lançamento da exposição Zila Mamede, entre terra e mar: oceano. A mostra tem painéis feitos de maneira artesanal, distribuídos no hall de exposições da Biblioteca.
A curadora da exposição, Ana Catarina Silva Fernandes, conta por que desejou homenagear Zila Mamede. “Cada vez que a gente coloca uma mulher, uma intelectual, uma artista, uma poeta em evidência, as pessoas têm por curiosidade saber quem foi Zila. Então a exposição tem a intenção comunicativa de fazer reverberar o nome de Zila Mamede”, explica Ana Catarina.
Ainda como parte das comemorações, acontece o sarau alusivo ao aniversário da homenageada. O evento é organizado pelo grupo Mulherio das letras Zila Mamede, que irá declamar poemas da autora. O encontro será realizado no dia 26 de setembro, no miniauditório da Biblioteca Central da UFRN, às 16h30. “A nossa apresentação será no modelo sarau espetáculo e contará com a participação da cantora lírica Daliana Cavalcanti. A seleção de poemas do sarau irá contemplar os seis livros da coleção Zila, toda poesia, publicada pela Edufrn”, conta Carla Alves, professora mediadora de leitura da rede pública estadual e produtora cultural do grupo.
O Mulherio da Letras é um movimento nacional de mulheres envolvidas com literatura, que existe desde 2017. Seu objetivo é dar visibilidade ao trabalho das mulheres no mercado editorial, em colaboração umas com as outras. Presente em diversos estados brasileiros e em alguns países, no Rio Grande do Norte, o Mulherio das Letras tem o regional Zila Mamede, um braço do coletivo que atua desenvolvendo diversas atividades em prol da literatura escrita por mulheres. Uma das atividades é o Clube de Leitura Mulheres Lendo Mulheres, em atuação desde janeiro de 2020. Seu foco principal é dar visibilidade à escrita de autoras potiguares.
Zila Mamede
Zila da Costa Mamede nasceu na Paraíba em 15 de setembro de 1928. Chegou a Natal no ano de 1942 e foi a primeira bibliotecária do estado. Também poeta, técnica em contabilidade e diretora de bibliotecas no Rio Grande do Norte, Zila Mamede foi diretora da Biblioteca Central da UFRN durante o período de 1959 a 1980, bem como idealizadora e organizadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade. Após sua morte, em 1995, a Biblioteca Central da UFRN passou a ser chamada Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).