Biblioteconomia realiza encerramento das atividades de estágio obrigatório
O curso de Biblioteconomia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN) realiza, na sexta-feira, 18, o evento Conexões do Saber: as múltiplas facetas da atuação bibliotecária na sociedade contemporânea, marcando o encerramento das atividades de estágio obrigatório do semestre 2025.1. A programação será realizada a partir das 14h, no auditório do Nepsa 1.
Voltado para alunos estagiários, supervisores de campo, docentes, demais estudantes e a comunidade em geral, o evento propõe um espaço de compartilhamento de experiências, reflexões e caminhos possíveis para uma Biblioteconomia mais crítica, plural e conectada com as transformações do tempo atual.
A programação se inicia com a mesa de abertura, que contará com a presença de Fernanda Santos, vice-coordenadora do curso e coordenadora dos estágios obrigatórios; Nancy Sanchéz Tarragó, coordenadora do curso; Pâmela Brandão, vice-diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Pedro Alves Barbosa Neto, chefe do Departamento de Ciência da Informação (DECIN); e Fábio Barreto, coordenador de estágios dos cursos de graduação da UFRN.
Na sequência, será realizada a mesa-redonda Diálogos da Supervisão de Campo: compartilhando experiências, com mediação da professora Nancy Sanchéz Tarragó. Já às 15h30, ocorre a mesa Relatos de Estágio: as múltiplas facetas da atuação profissional em biblioteconomia, mediada pela professora Fernanda Santos.
Mais que uma atividade de encerramento, o evento estabelece um marco para o reconhecimento e valorização do estágio como pilar fundamental na formação profissional. Por meio da troca de experiências entre estudantes e profissionais da área, o Conexões do Saber busca inspirar os futuros bibliotecários, ampliar a percepção sobre a diversidade da profissão e fortalecer os laços entre academia e mercado de trabalho.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio deste formulário online. Mais informações estão disponíveis na página oficial do curso no Instagram.
Fonte: CCSA/UFRN. Texto: Tayná Lopes; Edição: Hellen Almeida; Revisão: Beatriz de Azevedo.