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Acordo entre UFRN e Ceará-Mirim otimiza atendimento em hospital municipal

Portal da UFRN

Maralice Freitas de Ascom-Reitoria

Foto: Maralice Freitas


O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique Bezerra, e pesquisadores do departamento de Engenharia de Produção da UFRN, para formalização de um  Acordo de Cooperação para “modernização e inovação na Gestão de Processos, Contratos e Estoque do Hospital Municipal Percílio Alves, com uso de ferramentas BPM e a metodologia MCDA”. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, 15, no gabinete da reitoria, com a presença do vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda.


O professor Marco Cabral, vice-coordenador do projeto, conta que o acordo faz parte de uma linha de pesquisa aplicada voltada à modernização da gestão em instituições públicas e privadas. Na área da saúde, a metodologia já foi usada com sucesso no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN) e no Hospital Estadual João Machado, até que, a partir de um convite da Prefeitura de Ceará-Mirim, surgiu a oportunidade de implementação da ferramenta em um hospital da rede municipal.  


Os trabalhos no Hospital Municipal Percílio Alves começaram em maio de 2025 e a duração do projeto é de um ano. A equipe, formada por dez integrantes, entre professores e alunos de graduação e pós-graduação, já fez o diagnóstico inicial e identificou gargalos que podem ser reduzidos. “Inovação em processos é otimizar a realização de atividades, melhorar  o tempo e a eficiência do serviço e agregar valor aos envolvidos, seja paciente, médico ou administrador”, explica o professor Ricardo Pires de Souza, coordenador do projeto.


O prefeito parabenizou os pesquisadores e agradeceu pelo trabalho que está otimizando processos dentro de um hospital que atende a pacientes de 27 municípios da região, na área de ginecologia e obstetrícia. “Tenho acompanhado de perto esse trabalho de excelência e o município já vem colhendo frutos”, afirmou Antônio Henrique. O reitor da UFRN destacou que medidas como essa têm impacto também no clima organizacional e na qualidade de vida das pessoas e chamou a atenção para a necessidade de planejamento da continuidade do trabalho, mesmo após o fim da atuação do projeto acadêmico. 


A metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócio se divide em 5 etapas: diagnóstico, mapeamento dos processos, sugestão de melhorias, elaboração de planos de ação e acompanhamento através de indicadores. Professor Ricardo informou que o trabalho prevê ainda a capacitação dos atores envolvidos com a prestação do serviço. “A gente entra, melhora e sai, mas deixa um programa implantado para que a ação seja permanente”, concluiu.