Curso de Medicina recebe conceito máximo do MEC
O curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) obteve nota máxima (conceito 5) na avaliação in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). A visita avaliativa ocorreu entre os dias 15 e 19 deste mês e teve como finalidade a renovação do reconhecimento do curso.
A avaliação in loco do Inep/MEC é um processo conduzido por uma comissão de avaliadores externos, que verifica as condições de oferta de ensino, a qualidade da infraestrutura, o perfil do corpo docente, entre outros aspectos relevantes. Esta foi a segunda vez que o curso foi avaliado; a primeira ocorreu em 2017.
Para o professor Antônio Costa, diretor do CCS, o resultado representa o reconhecimento de um trabalho comprometido em oferecer aos estudantes e à sociedade uma formação qualificada, com foco em formar profissionais da área médica preparados do ponto de vista técnico, científico e ético para atuar com excelência na assistência em saúde, pesquisa e extensão.
Nesse processo, o professor destaca o incentivo contínuo à qualificação do quadro de docentes e servidores, o que impacta diretamente na qualidade das atividades desenvolvidas pelo curso. Além do fator humano, ele também ressalta a atenção dada à melhoria da infraestrutura ao longo dos anos. “Para dar um exemplo, estamos fazendo, com o apoio da reitoria, investimentos na reforma e melhoria do Laboratório de Habilidades, que atende principalmente ao curso de Medicina, e deve ser um dos maiores entre as universidades do país”, lembrou.
Segundo o professor André Gustavo, coordenador do curso, diversos fatores contribuem para esse resultado positivo — um deles é justamente a infraestrutura completa. O curso dispõe de laboratórios, unidades hospitalares próprias e conveniadas, além de espaços de convivência e estudo que favorecem um ambiente de aprendizagem de alta qualidade. “Além disso, a instituição incentiva a formação continuada de docentes e técnicos-administrativos, promovendo um ambiente de aprendizado permanente e de constante atualização”, ressaltou.
O coordenador também destaca a integração entre ensino, pesquisa e extensão, com um currículo que valoriza a prática desde o início do curso, proporcionando uma formação sólida e abrangente. “Isso reflete o compromisso da instituição com a comunidade, por meio de projetos de extensão que envolvem alunos e professores em ações que promovem a saúde e o bem-estar social”, complementou.
Ele lembra ainda que o resultado obtido é fruto de um trabalho que se intensificou após a última avaliação, em 2017. As fragilidades apontadas na época foram analisadas e corrigidas nos anos seguintes, em um esforço coletivo que envolveu a direção do CCS, diversos setores, departamentos, núcleos, pró-reitorias, coordenações e comissões da UFRN, além da Superintendência dos Hospitais Universitários da instituição. “Docentes, discentes e técnicos-administrativos se envolveram ativamente para que alcançássemos esse resultado. Todos demonstraram compromisso e dedicação. No fim, como ficou evidente no relatório, nossa maior fortaleza são as pessoas que fazem esse curso acontecer”, concluiu.
Avaliação
No relatório, a comissão avaliadora destacou que o curso de Medicina do CCS/UFRN atende plenamente às Diretrizes Curriculares Nacionais, com um projeto pedagógico adequado, matriz curricular pertinente e infraestrutura compatível com o número de estudantes. A curricularização da extensão e a inclusão de cuidados paliativos também foram apontadas como pontos positivos.
O documento também ressaltou o comprometimento e a motivação dos professores e técnicos, além da boa integração entre ensino e prática profissional. A organização do processo avaliativo foi elogiada, sendo concluída com o reconhecimento do compromisso ético e profissional da equipe do curso.
A avaliação externa in loco do Inep/MEC é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) necessários para que cursos de graduação possam ser autorizados, reconhecidos, e para que tenham sua renovação de reconhecimento concedida ou passem por mudanças na organização acadêmica.
Fonte: CCS/UFRN. Texto: Marcone Maffezzolli; Edição: Paiva Rebouças; Revisão: Rebeca Ribeiro.