Podcast Navegos recebe Tarcísio Gurgel dos Santos

Tiago Eneas - Agecom/UFRN

O podcast Navegos, produzido pelo setor de comunicação da Editora da UFRN (EDUFRN), lançou, nesta terça-feira, 28, o sexto episódio da 1ª temporada. O convidado foi Tarcísio Gurgel dos Santos, jornalista, escritor e ex-professor da UFRN. Ao longo de 68 minutos, ele relata brevemente alguns momentos de sua vasta trajetória, trilhada em diversas esferas do saber.

Ainda que seja comunicador social por formação, evitou o caminho das múltiplas facetas dos jornais e enveredou pelo beletrismo. O amor pela literatura, contudo, ultrapassou a esfera do deleite e moldou um perfil profissional, ocasionando em um mestrado e doutorado na área de Letras.

As pesquisas empreendidas geraram duas obras que viriam a ser referências dentro do campo das letras: Informação da literatura potiguar, que reflete criticamente a história e o desenvolvimento da literatura norte-riograndense; e Belle Époque na esquina, que analisa a repercussão e os desdobramentos do período cultural no espaço natalense até a chegada do regime republicano.

Na UFRN, além de exercer o cargo de docente, por mais de 30 anos, trabalhou em três programas da TV Universitária (TVU). O primeiro foi Memória Viva, idealizado a partir do que seria uma “conversa de calçada”, contando com mais de 400 edições. Além disso, participou da Leitura Dinâmica, que realizava entrevistas e fazia comentários sobre livros variados; e Viajando o sertão, voltado à presença de cantadores do Rio Grande do Norte.

No que cabe ao Viajando o sertão, Gurgel afirmou ser uma história quase mítica em virtude da presença dos grandes cantadores da época e da ausência de registros imagéticos . “É uma dessas experiências tão prazerosas e cujo resultado foi tão animador que chega a beirar a história da lenda”, declara.

Navegos

O programa tem como objetivo apresentar os profissionais que trabalham na Universidade, ao abordar conquistas e experiências de nomes conhecidos na comunidade acadêmica. O nome do podcast é uma homenagem a Zila Mamede, poeta, jornalista e bibliotecária, que possui um livro intitulado Navegos, constituído de cinco obras da escritora: Rosa de pedra, Salinas, O arado, Exercício da palavra e Corpo a corpo.

De acordo com Marize Castro, jornalista responsável pela execução das entrevistas, a criação de um programa próprio da Editora é uma vontade antiga. “No entanto, na gestão da professora Graça Soares, atual diretora da EDUFRN, a ideia voltou com força e condições de ser realizada”, conta. O projeto tem diversas parcerias, entre elas a Secretaria de Educação a Distância (Sedis/UFRN), que dispõe do estúdio onde acontecem as gravações. A edição de áudio é de Marcos Pereira, da EDUFRN.