SIA realiza visita técnica para fortalecer inclusão e acessibilidade em Caicó

Integrantes da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram atividades em Caicó entre os dias 21 e 23 de outubro, período em que acompanharam atividades acadêmicas, dialogaram com a comunidade universitária e contribuíram para o II Encontro das Comissões Permanentes de Inclusão e Acessibilidade (CPIAs) do município. O trabalho teve como objetivo contribuir para o fortalecimento da inclusão e da acessibilidade na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) e no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), por meio da disseminação de conhecimento e de sugestões de estratégias que atendam às necessidades identificadas nas unidades.
Para tanto, as profissionais da SIA realizaram uma visita técnica à EMCM, onde acompanharam atividades, ouviram pessoas, aplicaram questionário e discutiram com a gestão os principais pontos avaliados. De acordo com a secretária adjunta da SIA, Symone Fernandes de Melo, o momento possibilitou maior aproximação “do potente projeto político pedagógico da EMCM e seus desdobramentos no tocante aos alunos com deficiência ou necessidades educacionais específicas”. A gestora complementa que esse tipo de trabalho favorece o desenvolvimento da Política de Inclusão e Acessibilidade da UFRN, que requer um olhar e uma escuta voltados aos diferentes contextos e itinerários formativos.
Nessa perspectiva, a equipe também visitou uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que recebem estudantes da UFRN, com o objetivo de promover uma maior articulação com esses locais. A partir do diálogo com alunos e profissionais, surgiram ideias para favorecer o acolhimento e a adaptação dos ambientes de trabalho às diferentes necessidades apresentadas. Essa imersão da SIA na rotina da EMCM foi considerada importante pelo diretor da EMCM, George Dantas de Azevedo, por permitir o melhor conhecimento acerca do projeto pedagógico do curso de Medicina e o entendimento das especificidades envolvidas.
A visita ao Ceres aconteceu na quarta-feira, 22, para participação no II Encontro das Comissões Permanentes de Inclusão e Acessibilidade (CPIAs) de Caicó. O evento contou com palestra da psicóloga da SIA, Danielle Garcia, sobre o tema O Desenho Universal para a Aprendizagem no Ensino Superior, com o objetivo de despertar reflexões sobre o cenário da diversidade e apresentar a proposta de aplicação do DUA nos diferentes contextos educacionais. Esse modelo pedagógico busca criar ambientes inclusivos, por meio da oferta de múltiplas formas de engajamento, representação e expressão do conhecimento para os estudantes.
O encontro das CPIAs também recebeu a pedagoga da SIA, Marília do Vale, que participou da roda de conversa com tema A política de inclusão e acessibilidade da UFRN: realizações, desafios e projeções.
Fonte: SIA/UFRN. Texto: Marina Gadelha; Edição: Hellen Almeida; Revisão: Beatriz de Azevedo.