ICe representa o Nordeste em ranking do Research.com

Laíza Felix - ICe/UFRN

O portal Research.com realiza anualmente um ranking mundial de pesquisadores e universidades mais destacados em produção acadêmica. Com base no número de citações, publicações e no índice D-Index, a lista classifica, em 26 disciplinas, os cientistas mais prolíficos em suas áreas. O Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) mais uma vez representou a UFRN na área de Neurociência no Brasil, tornando-a a única instituição nordestina a figurar nesta relação. Dos 54 pesquisadores da lista, cinco são da UFRN, sendo quatro do ICe. Confira a lista completa

Martín Cammarota, coordenador do Laboratório de Pesquisas da Memória e professor do ICe, é o 8º colocado no ranking de neurocientistas brasileiros. Os outros nomes da lista são Sidarta Ribeiro (17º); Lia Bevilaqua (18º); Adriano Tort (25º); e Janine Rossato (51º), lotada no Centro de Biociências, mas que também atua como pesquisadora do Laboratório de Pesquisas da Memória.

“O Instituto tem orgulho de contar com esses cientistas e laboratórios destaques, que contribuem localmente para o desenvolvimento de pesquisa no Nordeste brasileiro e podem dar visibilidade a essa região no contexto internacional”, comentou a diretora do ICe, professora Kerstin Schmidt.

Das 26 disciplinas analisadas pelo portal, a UFRN aparece em mais cinco: Química, com o professor Carlos A. Martínez-Huitle (na posição 33 de 117); em Ciências da Terra, com o professor Francisco H. R. Bezerra (na posição 32 de 36); em Matemática, com o professor Benjamin Bedregal (na posição 16 de 22) – que também aparece na lista de Engenharia e Tecnologia na posição 21 de 30; e em Física, com o professor Giulio Casati (8 de 9).

Fonte: Portal da UFRN