Histórico
O Plano de Gestão 2011-2015 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estabeleceu linhas de ações para a expansão acadêmica com qualidade, dentre elas, o fortalecimento da política de interiorização com o provimento das condições necessárias de infraestrutura e de pessoal para a melhoria de qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão em todos os campi. Já o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2010 a 2019 previu o fortalecimento da atuação da universidade em áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico estadual, regional e nacional. Diante desse cenário, foi criada, em caráter de urgência e excepcionalidade, através da resolução nº 003 do Conselho Universitário (CONSUNI), em 15 de agosto de 2014, a Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Essa Unidade Acadêmica Especializada está ligada à Reitoria e atua nos campi da UFRN, nas cidades de Currais Novos, Santa Cruz e Caicó (sede administrativa da instituição).
A partir daí, com a finalidade de atender a demanda informacional dos docentes e discentes e prestar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Esocola, foi criada a Biblioteca Setorial da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, por meio da resolução nº 032, aprovada pelo Conselho de Administração (CONSAD) em 02 de outubro de 2014.
Esta unidade de informação faz parte do Sistema de Bibliotecas (SISBI) da UFRN e utiliza o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para gerenciar o seu acervo, sendo identificada no sistema como unidade 11.32.29.01. O acervo é ordenado de acordo com o tipo de assunto, obedecendo às regras de um Sistema de Classificação e de um Código de Catalogação, denominados respectivamente como Classificação Decimal Universal (CDU) e Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).
A Biblioteca estava localizada, provisoriamente, no prédio do Hospital de Oncologia do Seridó. Possuia uma área física de 208,68 m2, distribuída de modo a proporcionar total conforto ao público atendido. As instalações contemplam uma recepção – local esse utilizado também como guarda volumes – 02 salas de estudo individual (sendo uma com capacidade para 07 alunos e outra com capacidade para 06 alunos), 06 salas de estudos em grupo (com capacidade para 06 alunos, cada sala), setor de empréstimos, sala para a administração da biblioteca, banheiro e ampla área destinada ao acervo. O acervo, por sua vez, estava distribuído em uma área de 100,31 m2, armazenado em estantes de aço dupla face, em ótimas condições de conservação e com sinalização visível, sendo protegido por um sistema de segurança eletromagnético antifurto.
A biblioteca agora está localizada na nova sede da Escola de Medicina, ocupando uma área de quase 1000 m². Suas instalações incluem uma recepção, que também funciona como guarda-volumes, uma sala de estudo individual com capacidade para 23 alunos e equipada com cinco computadores, além de 10 salas de estudos em grupo, cada uma com capacidade para até seis alunos. Também conta com um setor de empréstimos, uma sala dedicada à administração da biblioteca, banheiros e uma ampla área para o acervo. O acervo está organizado em estantes de aço dupla face, em excelente estado de conservação e com sinalização clara e visível, sendo protegido por um sistema de segurança eletromagnético antifurto.
A missão desta Biblioteca é prestar suporte informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte.