Ação do CB ensina técnicas de relaxamento para combater a ansiedade

Rebeca Almeida - Agecom/UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Instituto Visão Futuro, realiza uma ação de extensão para auxiliar os estudantes a lidar com o estresse e a cobrança do ambiente universitário. O objetivo do projeto Calma na Crise é fornecer aos alunos algumas técnicas de respiração, relaxamento e autorregulação para usarem no ambiente universitário como ferramentas de motivação e reforço contínuo. As inscrições podem ser realizadas até as 12h desta terça-feira, 28 de março, pelo seguinte  formulário.

Não há limite de vagas para a ação e, nessa edição do Calma na Crise, participam também a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e dos Institutos Federais (IFs) também podem participar da ação.

O curso será no formato semipresencial, com os encontros sendo realizados nas terças-feiras, às 17h, começando no dia 28 de março e indo até o dia 16 de maio. Os encontros serão feitos pela plataforma Zoom e na UFRN, em local a definir. Serão ensinadas práticas que estimulam a resposta de relaxamento e gerenciamento de estresse, como a respiração tranquilizante, o relaxamento profundo, a concentração e a meditação. Também serão realizadas exposições interativas, dinâmicas em grupo e serão expostos filmes educativos.

As reuniões terão uma hora de duração e apenas aqueles que participarem dos encontros remotos poderão comparecer também aos encontros  presenciais, pois as técnicas serão ensinadas durante as reuniões remotas. A previsão é de que os  encontros presenciais sejam realizados nos dias 18 de abril e 2 e 16 de maio. O Calma na Crise é um projeto existente em outras universidades brasileiras e que foi trazido para a UFRN pelo Departamento de Biofísica e Farmacologia após a percepção do estresse sofrido pelos estudantes no ambiente universitário.

Fonte: Portal da UFRN