Departamento de Biofísica realiza curso sobre o abuso das drogas
por Agecom/UFRN
O Departamento de Biofísica e Farmacologia, do Centro de Biociências (CB) da UFRN, em conjunto com o Instituto Reflorescer, realiza curso intitulado Drogas, o abuso do SER. O objetivo é atualizar os profissionais da área da saúde e demais interessados sobre conceitos básicos de dependência química, desde as alterações cerebrais até impactos sociais. O evento acontece no Instituto Reflorescer, no dia 25 de fevereiro, das 14h às 18h, com inscrições pelo Sigaa e certificado de participação.
Vanessa de Paula, coordenadora do curso, ressalta a importância dessa ação para a formação de discentes de Graduação e Pós-Graduação da UFRN das mais diferentes esferas. Ela explica que o assunto abordado envolve diversos fatores relacionados ao uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas.
“Do ponto de vista médico, é importante ressaltar que tanto as drogas lícitas (como álcool ou tabaco) quanto as ilícitas (como a cocaína) são listadas entre aquelas causadoras dos transtornos relacionados ao uso e abuso de substâncias. Sendo assim, o fato de ser lícita não exclui a possibilidade de ser uma droga de abuso”, esclarece a coordenadora.
O curso terá início às 14h com a palestra Drogas de abuso e as vias do prazer e da dor, que será ministrada por Vanessa Soares, professora do Departamento de Biofísica e Farmacologia da UFRN. Das 15h20 às 16h40, o palestrante será Daniel Moreno, psicólogo clínico, com o tema A desordem dos vícios no SER. Das 16h40 às 18h, ocorre a última palestra: Eu uso álcool socialMENTE, sob o comando de Eduardo Vargas, terapeuta em dependência química pela Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract).
Vanessa Soares comenta que espera contribuir para a formação dos alunos e para a atualização dos profissionais e interessados na área da dependência química por meio do curso: “Esperamos que esta seja a primeira de muitas iniciativas nessa área tão carente e negligenciada pelas políticas públicas nacionais.” A parceria com o Instituto Reflorescer favorecerá o contato dos alunos da Universidade com profissionais que já atuam nessa área, maximizando um enriquecimento bidirecional no “saber para tratar”, finalizou a coordenadora.
Fonte: Portal da UFRN