SIA divulga edital do Programa Bolsa Acessibilidade em 2025.1
A Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SIA/UFRN) publica edital de seleção de bolsistas para o Programa Bolsa Acessibilidade 2025. As inscrições para o programa estão abertas até dia 31 de março, por meio do formulário disponível no edital, e os estudantes contemplados receberão uma bolsa no valor de R$ 700.
O objetivo do programa é atender alunos que tenham alguma deficiência ou transtorno do espectro autista e que, ao mesmo tempo, estejam em vulnerabilidade socioeconômica. Dessa forma, ao receber a bolsa, as pessoas nessa condição são atendidas e estimuladas a permanecerem na comunidade acadêmica.
Quanto às inscrições, a SIA avisa que os participantes atuais do programa devem realizar a renovação, já que o recebimento da bolsa não garante que a permanência no programa será renovada. Para solicitar e conseguir a bolsa, caso seja a primeira vez, o estudante deve aderir ao Cadastro Único da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) no semestre atual. Ao mesmo tempo, os novos alunos que estão aderindo ao programa devem manter um desempenho acadêmico satisfatório, entre outros critérios expostos no edital.
No ato da inscrição, os estudantes devem anexar documentos de identificação próprios e dos familiares, além de histórico escolar do Ensino Médio. É necessário também adicionar documentos de comprovação de residência e comprovante de rendimento de todos os membros da família, o laudo médico com Código Internacional de Doenças (CID), em caso de doença crônica ou degenerativa, e comprovante de despesas com saúde. Caso o aluno seja autista, deve também colocar o laudo médico contendo o CID correspondente.
O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de abril, na página da SIA. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas via e-mail servicosocial.siaufrn@gmail.com, com o título Informações sobre Bolsa Acessibilidade.
Fonte: Agecom/UFRN. Texto: Jefferson Tafarel; Edição: Hellen Almeida; Revisão: Beatriz de Azevedo.