Jogo de tabuleiro ajuda a refletir sobre o suicídio
Hellen Almeida de Agecom/UFRN
Um jogo de tabuleiro que ajuda a refletir sobre algo bastante sério – o suicídio. Essa é a proposta de mais uma ação da campanha Setembro Amarelo, promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN, por meio da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (DAS), do Programa Viver em Harmonia.
O jogo Ligados na Vida vai acontecer em dois momentos diferentes no mês de setembro, nos dias 15 e 29. As inscrições podem ser realizadas por meio do SIGRH. Para a atividade do dia 15, elas vão até as 12h do dia 14, e para o jogo do dia 29, até as 12h do dia 28. Terceirizados e bolsistas também podem participar, basta enviar e-mail com identificação e escolha da turma que pretende ingressar para o contato do Viver em Harmonia.
Desenvolvido por meio de um projeto de extensão do Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa) da UFRN, o jogo tem a proposta de possibilitar uma reflexão sobre o suicídio. “Ele é em formato de tabuleiro, jogo com cartas, em que cada uma delas tem um significado. À medida em que as cartas são escolhidas, as pessoas falam sobre o que elas representam para si mesmas”, explica a coordenadora da ação e psicóloga Anuska Alencar.
O Ligados na Vida é dividido em quatro temas: Vamos refletir; Como posso ajudar?; Mitos e Verdades; e Você sabia?. Como todos os jogos de tabuleiros, os participantes vão lançar dados e andar casas, e, para avançar, vão pegar cartas que trazem questões que serão debatidas entre o grupo, dizendo o que pensam sobre as temáticas e possíveis atitudes que tomariam diante de situações propostas nos cartões.
Os encontros vão acontecer das 9h às 11h, na Sala Multiuso (235) da DAS, com oferta de 12 vagas para cada turma, contando com o apoio do Projeto Apoio Psicossocial no Trabalho do Sepa. “Será um espaço de fala e escuta sobre essa importante temática para os servidores. Embora o suícidio seja um tema desafiador, que, por um lado, pode gerar angústia e tristeza, por outro pode ajudar a pensar muito sobre a vida”, destaca Anuska. Segundo ela, o Ligados na Vida foi elaborado por um grupo de alunos, professores e técnicos da psicologia do Sepa.
Setembro Amarelo
O mês de setembro é voltado para a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. A programação da campanha Setembro Amarelo na UFRN conta com várias ações, que começaram no dia 4, com a Blitz da Vida e o Pics na Praça. Como parte da Blitz da Vida, aconteceram atividades do Projeto Hiperbetes, Curso de Primeiros Socorros e Momento Terapêutico em grupo – Os vínculos e a vida, além do Plantão Psicológico.
Ainda na programação consta o Acolhimento Psicológico, com inscrições para os dias 13, 14, 20 e 29 de setembro, realizado na DAS/Diaps. Outras atividades da campanha na UFRN são as apresentações do projeto Harmonias Sonoras no Trabalho.
Na próxima segunda-feira, 11, acontece uma palestra sobre meditação Shaktipat e seu impacto na saúde mental. A atividade será realizada no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), às 15h, e será ministrada pelo instrutor de Yoga Swami Nardanand.
Para encerrar a campanha, está programado o pré-lançamento do livro Suicídio: ditos e interditos, no dia 27 de setembro, às 9h, no Auditório da DAS. Mais informações do Setembro Amarelo na UFRN, pelo e-mail do Viver em Harmonia.