PPgEL organiza palestra sobre desafios da escrita acadêmica
Giovana Góis - Agecom/UFRN
O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN) realiza, na próxima quarta-feira, 18 de outubro, às 19h, a palestra A ideologia do gênio como produção do sofrimento na vida acadêmica. A ação é on-line e será transmitida por meio do canal do YouTube do PPgEL/UFRN.
A 1ª edição do evento tem a finalidade de dialogar sobre as dificuldades de escrever. A atividade busca mostrar como a escrita acadêmica envolve especialização e mobilização de diversas áreas do saber, além de desafios, como o sofrimento ou bloqueio diante do ato da escrita.
O palestrante é o professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Robson Cruz, psicólogo e autor do livro Bloqueio da escrita acadêmica: caminhos para escrever com conforto e sentido. Ele pesquisa o cotidiano no ambiente acadêmico e o sofrimento psicológico relacionado aos problemas da escrita acadêmica e ao processo da pós-graduação.
O evento é aberto a estudantes do PPgEL, de outros cursos de pós-graduação, a docentes, a servidores e aos demais interessados em escrita acadêmica. “A ideia é que possamos ter um espaço para discutir a temática e acesso a possibilidades de ajuda”, explica a professora da Felcs e coordenadora da palestra, Nedja Lima de Lucena.
“Sabemos que a escrita acadêmica é desafiadora, e, muitas vezes, o processo de escrita causa desconforto, ansiedade, sofrimento e até bloqueio do ato de escrever (o famoso ‘branco’). Isso se torna ainda mais evidente na pós-graduação, pois há a necessidade de escrever dissertação, tese e artigos científicos”, afirma Lucena.
A ação de extensão conta com carga horária de duas horas. Estudantes interessados em receber certificado de extensão devem se inscrever no evento via Sigaa.