Líder da etnia Huni Kuin ministra aula aberta no Instituto do Cérebro
Laíza Felix - ICe/UFRN
Na próxima terça-feira, 8, o Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN receberá a visita do líder espiritual, ativista, ator e músico Mapu Huni Kuin. Natural da Terra Indígena Kaxinawa Ashaninka do Rio Breu, na fronteira entre Brasil e Peru, Mapu foi escolhido por seu avô para trilhar o caminho espiritual, representando também politicamente o povo Huni Kuin, que vive no estado do Acre (Brasil) e no Peru.
Mapu é conhecido nacional e internacionalmente por fortalecer a identidade cultural de seu povo, trabalhando com as medicinas sagradas, além de seu ativismo em defesa da preservação ambiental e dos povos originários. Ele é presidente da Associação Centro Huwã Karu Yuxibu e fundador/criador de um projeto social que atende indígenas em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, Mapu articula com jovens a manutenção e a revitalização da cultura tradicional de seu povo por meio da arte e da música na cidade de Rio Branco, no Acre. Sua missão como líder espiritual e curandeiro é facilitar a cura interior para o despertar coletivo da humanidade.
A aula da disciplina Ciências em Medicinas Psicodélicas, coordenada pelo professor Dráulio Araújo, será ministrada por Mapu às 14h, no auditório do Instituto do Cérebro da UFRN. A atividade é presencial e não requer inscrição.
De acordo com o professor Dráulio, “o encontro com lideranças como Mapu Huni Kuin nos ajuda a compreender o profundo valor das medicinas tradicionais e sua relevância para a saúde integral”.
Fonte: ICe/UFRN; Edição: Hellen Almeida; Revisão: Beatriz de Azevedo.