Natal sedia encontro de neurociência computacional

Junior Teixeira - Agecom/UFRN

A capital potiguar sedia o 33º Encontro Anual de Neurociência Computacional, com organização da UFRN por meio do Instituto Metrópole Digital (IMD) e do Instituto do Cérebro (ICe). O evento é realizado todos os anos pela Organization for Computational Neurosciences (OCNS). A reunião, que começou no último sábado, 20, está acontecendo pela primeira vez na América Latina. As atividades acontecem até esta quarta-feira, 24 de julho, no Praiamar Natal Hotel e Convention, em Ponta Negra.

O evento anual da OCNS serve como um fórum para jovens cientistas apresentarem seus trabalhos e interagirem com líderes da área. Suzana Herculano-Houzel, professora associada dos Departamentos de Psicologia e Ciências Biológicas da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, foi a conferencista principal no primeiro dia. Durante a palestra, denominada Intelligence as flexibility: what life gains with a pallium, Suzana falou sobre como o cérebro humano tem um comportamento flexível e como isso influencia na evolução do órgão.

Essa foi a primeira vez que a professora participou do Encontro. Para ela, a realização do evento no país abre possibilidades para os pesquisadores brasileiros. “É uma oportunidade única em que os estrangeiros podem conhecer os trabalhos que estão sendo realizados pelos brasileiros no campo da Neurociência, além de proporcionar a troca de conhecimento entre os participantes”, comenta Suzana.

Para Aline Fernandes, estudante de Farmácia pela UFRN e uma das organizadoras do Encontro, participar da atividade trará uma contribuição enorme para a sua caminhada na graduação. “A experiência de poder assistir a palestras e workshops, além de apresentar banners durante o evento, é sensacional”, pontua.

Mais sobre a OCNS

A Organization for Computational Neurosciences (OCNS) é uma entidade sem fins lucrativos. Tem por objetivo manter um fórum científico e educacional para estudantes, cientistas e outros profissionais, além do público em geral, visando o aprendizado, o compartilhamento de conhecimentos e o avanço da neurociência computacional.

De acordo com a definição da própria OCNS, a neurociência computacional é um campo interdisciplinar para desenvolvimento, simulação e análise de modelos e teorias multiescala  da função neural. Além disso, conecta os diversos campos da biologia celular e molecular; da neurociência; da ciência cognitiva e da psicologia com a engenharia elétrica, a ciência da computação, a matemática e a física.